segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O que vestir para ir fazer TRILHA?


Para os não muito familiarizados com este esporte preparei umas dicas básicas para quem nunca fez ou pratica isso só esporadicamente. Roteiros de viagens com trilhas são cada vez mais comuns e tem tanta beleza natural por aí que só consegue se chegar a pé, não é? Então para você que não quer ficar de fora dessa e para não cometer um micão e fazer do seu passeio um programa de índio dê uma lidinha nesse post...

É muito importante que você vá acompanhado de uma pessoa que conheça bem o local, assim ela poderá te passar as características do ambiente e você poderá escolher a roupa mais adequada à situação, fora que é muito mais seguro em vários aspectos. Sendo assim vou separar os “tipos” de trilhas mais comuns. Já te adianto que qualquer que seja o clima a roupa deve ser bastante confortável e permitir que você execute movimentos sem muitas dificuldades.

  • Para lugares quentes com vegetação bem rasteira (ex: trilhas em praia) escolha roupas de cor mais clara e em tecidos mais leves que permitam a transpiração e que sejam rápidos para secar já que há grandes riscos de rolar um mergulho. Muita gente procura roupas de algodão quando vão fazer uma trilha assim, mas não sabem que estão cometendo um grande erro, pois apesar de ser um tecido muito leve e confortável ele absorve muita água e demora muito para secar por isso é melhor evitar roupas fabricadas com ele. Leve uma roupa de banho ou já vá vestida nela e leve também outra roupa de reserva. No geral eu acho que trilha está diretamente ligada a tênis (eu sei que para a prática existem umas sapatilhas especiais, mas é que eu sou bocó e ligo trilha diretamente a tênis), mas nesse caso que aquelas sandálias de velcro que eu esqueci o nome agora e que particularmente eu acho o ó de feia, são até aceitáveis. Acho que uma regatinha com um short ficaria ótimo para essa situação. Escolha uma boa mochila, resistente a água, coloque um cantil de água, um bom bloqueador solar e se a trilha for se estender até a noite leve um casaco.

  •  Já para lugares onde a vegetação é maior como mata, cerrado é sempre bom o uso de uma calça para evitar arranhões e picadas de insetos. O tênis aqui é indispensável e existem tênis especiais para a prática de trekking (vejam a foto a baixo), mas se você não quiser investir dinheiro nisso escolha um que o solado não seja liso. Se na trilha tiver cachoeiras ou rios vale também ir com biquíni/sunga e levar a mais uma muda de roupa. Lembre que as roupas devem ser feitas com um tecido que seja fácil de secar e que permita a transpiração. O ideal seria que a mochila também fosse de material impermeável. Os mais experientes aconselham o uso de 3 camadas de roupas com tecidos tecnológicos. A camada mais interna é a de isolamento, a roupa deve ser feito com um tecido que permita que o suor saia, mas que não deixe o tecido molhado, a do meio tem a função de aquecer e a ultima camada é a de proteção com tecidos impermeável que protege contra chuva.


Tênis indicado para  a pratica de Trekking




Como eu disse é muito importante ter um guia experiente que conheça o lugar. Leve um kit de primeiros socorros, água, bloqueador solar, eu levaria uma bússola também (sei lá se esse guia é doido), talvez algo a mais seja necessário e isso vai depender da trilha, mais uma vez pergunte a seu guia.

Já ia me esquecendo, não usem tênis novos já que eles ainda estão se adaptando aos seus pés. Use-os por algumas semanas antes para ir amaciando!!!

Se quiserem mais dicas de roteiros, para iniciantes, enfim tudo sobre trilhas consulta esse site http://www.trilhaserumos.com.br/ me ajudou muito!

Beijos!
Imagens:

11 comentários:

  1. Arrasou..
    Amo falar, consequentemente, amo escrever e até acho que escrevo bem. Parabéns, seu blog é lindo e este post especificamente me deu boas dicas, pois farei uma trilha no fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. valeu pelas informações ;)

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. E também tem q ter o perfume!! Escova de dente,creme dental! Suas coisas básicas e talll!!! Ameiii as dicas!!

    ResponderExcluir
  5. Trilha de shorts não dá! Pernas expostas são a alegria dos mosquitos...

    ResponderExcluir
  6. Achei horrivel esse blog. " aquele calçado que eu esqueci o nome" Ah pelo amor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele calçado é próprio pra prática do esporte, afinal não é um desfile de modas né?

      Excluir
  7. Olá tudo bem? Vou fazer uma caminhada longa com mochila nas costas (Caminho Santiago). VC que é talentosa topa um desafio? Criar looks para uma mochila de conteúdo reduzido (2 camisetas de manga comprida com uma legging para caminhar, e 2 camisas para noite com uma calça para noite). Vc ia arrasar nos meus grupos de caminhadas. Grata desde já. Bjs

    ResponderExcluir