quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que vestir para ir a uma FORMATURA?

Atendendo aos pedidos (né Lulu?!) hoje a dica será para convidadas e madrinhas de formaturas. Pros formandos farei outro post brevemente!
A formatura é um momento super importante que fecha todo um ciclo de estudos (pelo menos por enquanto), esforços, amigos, então nada mais justo que celebrar!
O que acontece nos dias de hoje é que essa celebração não dura só um dia, agora a gastação de roupa rola solta. Tem a colação, o culto, o baile e pra completar jantar com pais, festas a fantasia, coquetéis, churrascos, enfim, já vi cada uma. E com mais ocasiões para ir mais duvidas aparecem no que vestir, até porque são situações diferentes que exigem roupas diferentes! Eu vou citar os três momentos mais comuns, são eles: colação, culto e baile.
·         Colação: aqui é quando o formando recebe o grau, onde acontece a entrega daquele canudo. Por sinal é super simbólico viu?! Quem pensa que o diploma ta dentro está redondamente enganado! Esse momento eu classificaria como Esporte Fino (pega as dicas de Dress Code aqui!). Escolham roupas que não amarrotem muito, pois são alguns longos minutos sentados, eu daria a dica das mulheres ousarem um pouco e investir em macacão, já que estão em alta no verão e fica muito chique como vocês podem ver na imagem. Ah! E tomem cuidado com o clima, essa celebração costuma ocorrer em lugares fechados e com ar-condicionado e se o clima já estiver frio do lado de fora vale muito investir em um casaquinho.

·         Culto Ecumênico: na maior parte não é realizado em igrejas e sim no mesmo lugar onde é realizado a colação ou o baile. Não precisa de tanta formalidade como na colação, mas por se tratar de um momento religioso, seria bom evitar decotões, transparências e comprimentos curtos. O Jeans pode ser usado, mas eu indicaria os de lavagem escura, complete com uma blusa arrumadinha. Os homens também podem ir de jeans com camisas de manga curta ou longa e sapatenis. Ah! Detalhe, geralmente os formandos usam todos uma mesma cor, procure saber a cor antes de pensar em que roupa usar!

·         Baile: o momento mais chique da formatura. O Dress Code seria Passei Completo. Para as madrinhas indico um vestido longo podendo ou não ter brilhos, rendas, transparências e decotes, para variar – use tudo com bom senso – a estrela da festa é o formando e não você ok?! E tem mais outra coisa você muito provavelmente vai dançar então use algo em que você não precisa se preocupar se tem outra coisa aparecendo. Invista na maquiagem e arrume o cabelo, nada de ir com aquele cabelo de sempre! E escolha um sapato alto e confortável! AH! Madrinhas andem com o vestido e o sapato antes de comprar, veja se são confortáveis, se não está muito apertado ou muito longo, para não cometer um micão na hora de entrar para a valsa com o formando. Os homens usam terno escuro com gravata.


Siim, vale muito lembrar que essas dicas são para convites que não mencionam o tipo de traje que será usado no evento.
Imagens:

23 comentários:

  1. Mas na colação num rola um vestido n? O baile q eu irei,será de gala.

    ResponderExcluir
  2. Rola sim, o macacão foi so uma sugestão. Da uma olhada no post sobre Dress Code, a colaçao ficaria classificada como Esporte Fino! Se ficar alguma duvida ai tu fala!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ola ! me ajudem por favor vou cantar na minha formatura do terceirao mas nao sei oq vestir gostaria de uma dica obrigada..

    ResponderExcluir
  4. Olá, existe um post para formatura de terceirão, vê se ajuda! Segue o link http://oquevestirpara.blogspot.com/2010/11/o-que-vestir-para-ir-uma-formatura-de.html

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. oi, eu vou para uma festa de formatura o estilo é passeio completo e eu comprei um vestido longo preto bm simples, só serei convidada, posso usar mesmo assim??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha você pode usar sim! Se o vestido é basicão então invista em acessórios poderosos! E capriche na make e faça elabore um cabelo legal! Não precisa virar uma árvore de natal toda enfeitada, por exemplo, eleja como principais um brinco e uma bolsa aí vc usa uma sandália, pulseiras mais discretas!
      Entendeu? Tem vezes q eu tento explicar tanto que acabo me atrapalhando! kkkkkkkkkkkkkkkk
      Mas qualquer dúvida so mandar aqui novamente ta? Beijos

      Excluir
  6. Eu vou num baile de formatura Black Tie, e ouvi dizer que não é preciso ir de longo?
    To completamente perdida :S
    Que tipo de roupa devo usar????
    Longo ? Curto? Enfim , obrigado desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda aqui tem dicas sobre Black Tie -> http://oquevestirpara.blogspot.com.br/2010/10/dress-code.html

      Black Tie é sempre longo, não arriscaria em curtos!

      Agora na minha opinião muitos convites de formatura colocam Black Tie, mas nenhum convidado vai de acordo!

      Espero ter ajudado!
      Beijos

      Excluir
  7. OI!eu vou usar um vestido de debutante na formatura eu sou morena mais nao sei q cor combina comigo falta so 2 meses me ajuda pf

    ResponderExcluir
  8. OI fui convidada para ir na formatura do meu sobrinho vai se formar para ator vai ser no teatro de sao paulo nao sei que luque usar e ainda estou gordinha nao sei o que fazer por favor me ajude beijos obrigada




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, me manda mais informações sobre você! Como por exemplo: idade, altura, peso, estilo... Beijos!

      Excluir
  9. Fui convidada p formatura de meu cunhado,a formatura é anoite.Tenho um macacão preto com as costas toda de renda tava pensando em ir com ele,sera que posso?ou vai ficar brega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Se o macacão for para o Baile de Formatura, só use se ele for de um tecido mais nobre! Caso contrário não arriscaria! Beijos

      Excluir
  10. Olá! preciso de umas dicas...fui convidada p/ um jantar de formatura, gostaria de saber se fica brega ir de calça de corte reto e de cor preta, com blusa de organza(oncinha)e sapatos(cor preto) de salto alto(salto dourado).Ou calça pantalona de organza preta, com a Blusa de organza(oncinha).
    Sendo que aqui no Sul é muito frio nesta época e o jantar de formatura será dia 03 de agosto.Por Favor me ajude a fazer uma escolha certa p/ não pagar mico.Obrigado pela atenção.
    Nadia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadia, esse jantar não seria o baile? É pq eu fico toda confusa com essas tantas comemorações de formatura! Se for somente o jantar vc pode usar um look esporte fino, veja aqui neste link http://oquevestirpara.blogspot.com.br/2010/10/dress-code.html

      Oncinha fica muito bom com preto e dourado, mas eu ainda prefiro a primeira combinação, para não ficar blusa mais soltinha com calça mais solta (pantalona)!
      Boa sorte! Beijoes!

      Excluir
  11. Oi, tenho uma formatura dia 21 setembro, e depois da colação de grau, a formando vai recepcionar os convidados(só mente os mais íntimos)em uma pizzaria.Neste caso o que devo vestir??
    Devo ir simples?.Pensei em colocar um vestido de renda verde oliva de comprimento até os joelhos, será que fica brega?, também pensei em colocar um vestido verde de comprimento abaixo dos joelhos e sandálha de cor prata salto alto. Por favor me ajude na escolha.
    Grata pela sua atenção.Fico no aquardo de suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, se vc fosse somente para a pizzaria, não teria problema em ir mais simples! Porém o look da colação pede algo mais refinado! Use as dicas do drees code: esporte fino, neste post (http://oquevestirpara.blogspot.com.br/2010/10/dress-code.html)
      Beijoes!
      E obrigada pela visita!

      Excluir
  12. oi me ajuda vou ser formando queria ir de macacao mais ainda nao sei o modelo me ajuda sou gordinha

    ResponderExcluir
  13. Olá! Serei madrinha do culto ecumênico da minha turma de pedagogia e não sei o que tenho que fazer. Vocês poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  14. Olá! Serei madrinha do culto ecumênico da minha turma de pedagogia e não sei o que tenho que fazer. Vocês poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  15. Olá, vou me formar em administração de empresas em julho. MInha turma escolheu vestido preto curto para o culto ecumênico, não sei qual calçado usar pois tenho pernas finas. Será que posso usar um ankle boot?

    ResponderExcluir