segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dress Code

Hoje o post é um pouco diferente, mas essa é umas das minhas propostas também! Depois a gente vai falar sobre a silhueta do corpo, estilo, como usar peças que estão na moda e por aí vai... Espero que gostem das novidades!
A gente vai tratar hoje sobre o Dress Code, desmistificando a palavra seria “código de se vestir”. O Dress Code vem nos convite sugerindo como as pessoas devem ir vestidas. É uma ferramenta bastante útil para que a gente não se sinta como um peixe fora d’água. A questão é saber o que é cada Dress Code. Vem lá no convite Traje Passeio Completo e aí você olha e diz “ok?! Quem é você?!” rs rs rs... Então aqui vamos nós dar uma forcinha esperta para desvendar esses benditos
·         Traje Esporte, Casual ou Sport Casual
Vale para ocasiões mais informais que ocorrem geralmente na parte da manhã, uma coisa assim bem casual, simples e informal. Mas porfa não me apareça com a camisa do SPORT (uhu!) lá, porque por mais que o Sport seja um timão tu vais queimar teu filme!
Ocasiões: almoços, aqueles aniversários na casa da tia, batizados, almoços de fim de semana.
O que usar: As mulheres usam bermudas, shorts, vestidinhos, calças de jeans, camisas de alça. Tudo em tecido como o algodão, brim, malhas. Nos pés rasteirinhas, sapatilhas, tênis, sandálias baixas (dê preferência as de salto grosso). Os homens bermudas, T-shirts, calça jeans ou brim, acompanhado de tênis, sapatênis, mocassim e aquelas sandálias de couro mais arrumadinhas.


·         Traje Passeio, Esporte Fino, Tenue de Ville ou Alto Esporte
Tem um “F” de formalidade nesse traje rs rs rs...
Ocasiões: para trabalhar, eventos culturais, vernissages, coquetéis, teatro.
O que usar: Mulheres usam vestidos acima do joelho, pantalonas, túnicas, calças mais arrumadas, terninhos tudo em tecidos como microfibras, linho. Calçadas com saltos, as bolsas maiores para o dia e menores para a noite! E isso vale para os brilhos se for de dia use muito pouquinho e se for de noite pode usar pouco... Os homens usam calça esportiva, blazer (que não precisa combinar com a calça) com uma camisa se o evento for antes de anoitecer, se for à noite use um terno podendo até ser de cor clara e use aquela dica de levar a gravata ao chegar lá aí você dá uma conferida para ver se os outros homens estão ou não de gravata. Agora se vier no convite Tenue de Ville use gravata sendo o evento de dia ou de noite. Nos pés sapatos de couro e combinem a cor do sapato com a cor do cinto!
·         Traje Passeio Completo ou Social
Ocasiões: formaturas, jantares especiais, casamentos, óperas
O que usar: As mulheres vestem vestidos longos ou curtos, podendo ser decotados, com transparências e pode ter uns pontos de brilho (cuidado para não libertar a piriquete que há em você!!!).  Outra opção também é uma calça em tecido nobre (ex: seda, crepe, veludo) com um paletó ou também pode ser um tailleur. Salto alto aqui é fundamental, acompanhado de jóias mais caprichadas. Os meninos usam terno escuro com camisa social, gravata e sapato.

·         Traje Black-Tie, Tenue de Soirée, À Rigor ou Habillé
Ocasiões: festas glamurosas (me convidaa!), tipo tapete vermelho sabe?!  Algo muito requintado e sofisticado como premiações.
O que usar: moças usam vestidos longos bem sofisticados feitos em seda pura, rendas, musseline. Jóias sempre dão um toque a mais e sandálias altas lindíssimas. Os homens usam smoking com sapatos de verniz, não adianta insistir em usar terno, por mais chique que ele seja, hoje em dia existem variações bem toleráveis do smoking!

Ufa, acho que acabei!
O importante sempre é se informar bem sobre o clima da ocasião ao qual você foi convidada, pois as que coloquei não são regras, sempre tem uma exceção! E quando essas exceções acontecerem corre pra cá e pergunta!
Ok?!
Beijos!
Imagens:

6 comentários:

  1. Meu Deus como eu não sabi aque existia isso aqui antes ?mnbem! Esta sendo de grande ajuda ! mais vale pro ano de 2011 tambem ?!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou Paulinha! Está meio desatualizado, mas tentarei por isso em ordem! E o Dress Code vale para todos os anos, o que poderá mudar serão as peças escolhidas que variam de acordo com tendência! Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. não sei como me vestir para um aniversário
    pf me ajuda

    ResponderExcluir
  4. meninaaa do ceu, me ajudaaa urgente. tenho a formatura do meu namorado pra ir e eles irao usar os meninos, black tie, com aquela faixa gravata e lenço VERDES, e eu ja tinha meu vestido, e pior.. ele era verde, agora vou ter que encontrar outro ne, seria mto cafona eu ir com a mesma cor dos formandos ne?? o que vc acha? as meninas eu nao sei de nada, mas ja eles irem com o verde basta, sera q eu to certa? pior agora eh encontrar outra coisa, o que eu façoo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa! Ixii que coisa, menina se eu fosse vc eu nao iria de verde, pq muito provavelmente essa é a cor do curso e as meninas formandas irão estar de verde! Não é PROIBIDO, mas eu evitaria! ;) Boa sorte!
      Beijos

      Excluir